UOL

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Governo promete novos portos para fomentar economia no Amazonas



17 de novembro de 2010
Joyce Karoline - portalamazonia@redeamazonica.com.br


MANAUS – O governador do Amazonas, Omar Aziz apresentou, na manhã de hoje (17) a prévia do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Manaus para o desenvolvimento e elaboração de políticas públicas em municípios do interior do Estado. Entre as propostas está a construção de portos em Manacapuru, Itacoatiara e Manaus, além da duplicação das rodovias AM-070 e AM-010.

“Manaus é o centro do sistema de articulação da Região Panamazônica. Precisaremos construir um ou dois portos, porque a economia do Amazonas depende do embarque e desembarque de mercadorias. O incidente do Porto Chibatão prejudicou de certa forma a logística econômica do nosso Estado e temos que resolver o mais rápido possível esta situação”, explicou Aziz. 

O Plano pretende diminuir as distâncias entre os municípios e a capital amazonense.  Ao todo, oito municípios compõem a região metropolitana: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. A Região Metropolitana de Manaus foi instituída pela Lei Complementar número 52, de 30 de maio de 2007.

Segundo Aziz, a princípio o encontro desta quarta-feira é uma proposta para o ordenamento urbano para os próximos dez anos. “Essas obras não vão acontecer agora, pois são de longo prazo. Essa é uma meta a ser cumprida durante estes quatro anos de mandato. Quando eu fui eleito no dia seguinte me reuni com a atual presidente Dilma Rousseff, onde discutimos sobre o orçamento da União, que será utilizado nos projetos do Amazonas”, contou Omar Aziz. O governador viaja nesta quarta-feira para Brasília, onde se reunirá com parlamentares e na quinta-feira (18) com a presidente Dilma Rousseff para discutir investimentos para o Amazonas.

Manaus

O Governo também pretende elaborar propostas para melhorar o trânsito na cidade de Manaus, O anel viário foi uma das alternativas estabelecidas durante a reunião de hoje entre Omar, o secretário da Região Metropolitana (RMM), René Levy, o coordenador técnico do plano, o arquiteto e urbanista João Valente, do Consórcio Vetec/Valente,  prefeitos dos municípios que integram a RMM, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Belarmino Lins e da Câmara Municipal, Luiz Alberto Carijó.

Segundo Aziz, a proposta de criação de anéis viários deve melhorar o trânsito em Manaus, com a inauguração de novas pistas para o tráfego de veículos pesados como caminhões, carretas e cegonhas. A proposta do Governo é interligar a Avenida das Torres ao Igarapé do Passarinho e a Avenida Noel Nutels até a estrada do Turismo. "Traçando estes anéis, todas as zonas da cidade ficarão com corredores com rotas alternativas", disse.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Manaus será avaliado e discutido durante seminário, amanhã (18), no auditório Jorge Bonates, na rua Recife, a partir das 8h30, com a participação dos prefeitos, secretários e técnicos estaduais e municipais, assim como representantes de entidades de classe e sociedade civil organizada para discussão e posterior aprovação do Conselho da região Metropolitana. O processo de elaboração do Plano foi iniciado em novembro de 2009, a partir da realização de estudos na região.

Ponte sobre o rio Negro

Segundo Omar, a preocupação maior é por conta da inauguração da Ponte sobre o rio Negro. A construção deve ser inaugurada em 2011. As providências mais urgentes passam por adaptação no sistema viário metropolitano, que incluem Manaus, como núcleo da metrópole e os municípios integrantes da RMM. Um dos principais tópicos do plano é a criação de um anel viário contornando a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário