UOL

domingo, 2 de janeiro de 2011

Casa mais sustentável II


Todo mês, a seção “Planeta Casa”, da revista Casa Claudia, apresenta idéias e produtos com design moderno, criados com a preocupação de não impactar o meio ambiente e tornar sua casa mais sustentável



Foto: Divulgação{txtalt}
SUSTENTABILIDADE EM MILÃO Realizada pela revista italiana Interni durante o Salão do Móvel de Milão, em abril, a exposição Design Energies convidou designers a criar instalações com o tema "energia renovável" Sustentabilidade e conceitos de arquitetura ecológica apareceram em trabalhos como o dos irmãos Campana, autores dos guarda-sóis inspirados nas ocas de nossos índios.
Foto: Marco Antonio{txtalt}

JOGO DE MONTAR A ideia de montar um tapete customizado com diferentes cores e estampas guiou a criação da linha recém-lançada pela Interfaceflor. Ao todo, são 96 possibilidades que você organiza como um quebra-cabeça: um adesivo de PET reciclado une as placas de 50 x 50 cm ou de 1 x 1 m. "Na composição, os modelos levam de 63 a 72% de fios de náilon reciclados", afirma Reinaldo Schwarz, assessor da empresa. "Desde 1997, demos novo destino a 80 mil toneladas de carpetes e tapetes descartados." Preço: de 145 a 210 reais o m2. Na Caran, tel. (11) 5058-1849, São Paulo. Banco de madeira de Maristela Gorayeb. 

VALE PENSAR! 
Você realmente precisa de uma casa do tamanho da que tem? Levar as pessoas a refletir sobre essa pergunta é a proposta da Small House Society, associação americana que defende a adoção de moradias pequenas como saída para um cotidiano de menor impacto.

Foto: Cacá Bratke{txtalt}
TRAMA DE PET Fios de 200 garrafas PET recolhidas por cooperativas de catadores compõem a trama do cobertor Simply, um dos vencedores da categoria Produtos de Decoração do Prêmio Planeta Casa 2008. Esse processo de reaproveitamento é apenas uma das iniciativas verdes da rede de supermercados Wal-Mart, SAC 800-7055050, fabricante do produto. "Desde 2005, investimos em inovações e na redução da produção de resíduos e do consumo de energia", diz Christianne Urioste, gerente de sustentabilidade da empresa. Segundo ela, eventos como o Planeta Casa criam uma referência para o consumidor. "Mostram que o comércio consciente pode fazer muito pela natureza."
Foto: Divulgação{txtalt}

VALE CONHECER! 
Criado para estimular o debate sobre temas como qualidade ambiental e justiça social na moda e no design, o Instituto Orbitato trabalha em duas frentes: educação - que inclui oficinas e um curso de pós-graduação - e desenvolvimento de produtos. "Investigamos novas possibilidades de produção, da captação de resíduos à comercialização", explica Celaine Refosco, uma das fundadoras do grupo, que, desde 2007, agita a cidade de Pomerode, SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário