UOL

domingo, 2 de janeiro de 2011

Casa mais sustentável


Todo mês, a seção “Planeta Casa”, da revista Casa Claudia, apresenta idéias e produtos com design moderno, criados com a preocupação de não impactar o meio ambiente e tornar sua casa mais sustentável


Revista Casa Claudia





{txtalt}

MADEIRA EM EVIDÊNCIA
Criar um desenho que valorizasse a natureza nobre da madeira foi a busca que pautou a designer Fabíola Bergamo na elaboração de uma coleção de 12 móveis recém-lançada pela loja Manufatura. “Investi no caráter escultural das peças, feitas de toras certifi cadas provenientesdo manejo sustentável praticado na Fazenda da Serra, em Ribeirão Preto (SP)”, atesta Fabíola. Entre estofados, cadeiras, bancos e mesas, está o sofá batizado de Antonio, com corpo de jequitibá maciço e forro revestido de algodão. A versão de 2,66 x 1,10 m e 80 cm de altura sai por 8 335 reais. Tel. (11) 2158-0305, São Paulo.

{txtalt}
NOVOS PASSOS
Recuperadas, lixadas e pintadas, fôrmas de sapato descartadas viram objetos decorativos nas prateleiras do Ateliê Quinta Reverência. “Como são pesadas, as vendemos como seguradores de porta e pesos de papel”, indica Cris Rocha, da loja. Colorida com tinta acrílica, a peça tamanho 36 tem 26 cm de comprimento e sai por 40 reais. Tel.(11) 3672-2657, São Paulo.

VOCÊ SABIA QUE…
Plantas como a dracena e a espada-de-são-jorge são capazes de limparo ar da sua casa. Em um estudo para determinar a melhor forma depurificar a atmosfera das estações espaciais,a Nasa descobriu que elasnão só transformam gás carbônico em oxigênio como também absorvem toxinas como o monóxido de carbono e o benzeno 39 MIL TONELADAS DE ALIMENTOS são jogadas fora diariamente no Brasil, o que corresponde a 30% da produção nacional. Enquanto isso, 14 de milhões de pessoas passam fome no país.

BOA NOTICIA
Hospitais, escolas e clubes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul já aderiram à One Degree Less, campanha do Green Building Council Brasil (www.gbcbrasil. org.br) que combate o aquecimento global estimulando prédios a pintar seus telhados de branco. “Queremos convencer os grandes estabelecimentos”, diz Thassanee Wanick, da entidade. “Cada 100 m2 de coberturas claras correspondem a menos 10 toneladas de CO2 no ar por ano.”
{txtalt}
TRADIÇÃO PRESERVADA
O intuito de preservar o trançado de palha de trigo, técnica tradicional dos imigrantes italianos de Santa Catarina, levou à criação da ONG Tranças da Terra, tel. (49) 3521-3981, Joaçaba, SC. Um dos vencedores da categoria Ação Social do Prêmio Planeta Casa 2008, o grupo reúne 37 artesãos de seis municípios do centro-oeste do estado. “O troféu nos trouxe visibilidade para além da região”, revela Jociana dos Santos, secretária executiva da organização, que produz objetos como esta mandala de 60 cm de diâmetro. Preço: 90 reais na Lá da Venda. Tel. (11) 3037-7702, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário